O estreitamento ou aperto da vagina (vaginoplastia) é uma correção solicitada com mais frequência, nos últimos 15 anos, em especial pela mulher jovem. 

Esta cirurgia é bastante requerida após o primeiro ou segundo parto, em que é evidente através do seu relato clínico, que as relações sexuais se alteraram profundamente pela laxidão dos seus tecidos.

Em que consiste a vaginoplastia?

A vaginoplastia é um procedimento cirúrgico, sob anestesia geral. Na maioria dos casos, consiste na excisão da parede da vagina permitindo:

  1.  alcançar uma contração da vagina
  2. diminuição do seu diâmetro

Para além disso, nesta mesma cirurgia é possível melhorar o aspeto.

 

Porque se realiza uma vaginoplastia?

Também conhecida como ginecoplastia, é a cirurgia íntima mais frequente.

A vaginoplastia tem 2 finalidades:

 

  1. Estética– Apenas para melhorar o aspeto da sua vagina. Neste caso pode ser por ser grande, ou por apresentar flacidez.
  2. Reparadora por necessidade– em consequência de um trauma ou parto normal

Assim, a vaginoplastia é a reconstrução de uma vagina.

Vaginoplastia reparadora

Quando se trata de uma vaginoplastia reparadora pode ser a nível interno e externo. Esta reconstrução do canal vaginal, ao ser elaborada criteriosamente é feita a nível dos músculos relaxados da bacia (músculos do pavimento pélvico).

Para além disso, é realizada a modelação da mucosa vaginal, conferindo uma estrutura tridimensional, equilibrada e harmoniosa, com notória repercussão funcional sexual, o que leva as pacientes a afirmarem “o relacionamento Íntimo melhorou espantosamente, ou voltou à situação antes dos partos”.