O processo natural de envelhecimento, a exposição à luz solar e a mímica facial determinam o tipo de rugas e linhas de expressão que cada pessoa apresenta.

Naturalmente nem todas as linhas de expressão são consideradas “negativas” num rosto, e por vezes linhas horizontais indicam apenas expressividade e alegria.

Ocasionalmente, como resultado da contração exagerada e permanente dos músculos centrais da face pode ocorrer o desenvolvimento de rugas que alteram o olhar e conferem um aspeto cansado ou mais envelhecido.

Estes pacientes são ideais para o tratamento com toxina botulínica, mesmo quando jovens, e o único objetivo é melhorar a sua expressividade e relaxar as rugas que podem torná-los menos atraentes.

Na Personal Derma, este método de tratamento não é utilizado com o objetivo de obter rostos planos e sem expressão ou elevar as sobrancelhas “ao infinito”, mas sim num sentido meramente estético.

Este é um tratamento seguro e eficaz, que permite ao paciente retomar as suas atividades diárias imediatamente e cujos resultados aparecem gradualmente ao fim de uma semana.

Por vezes, as rugas são muito acentuadas quase parecendo-se com sulcos faciais; neste caso, o tratamento poderá passar pela utilização do ácido hialurónico, tendo como objetivo o preenchimento das rugas.

Em pacientes mais velhos e que nunca efetuaram qualquer tratamento cutâneo, ou naqueles com um índice de exposição solar elevado verifica-se uma deterioração mais acentuada e perda de elasticidade do colagénio.

Nesses casos, pode ser necessário a utilização dos vários tratamentos complementares nomeadamente: Laser, pellings químicos, mesoterapia, toxina botulínica e ácido hialurónico.

Qualquer uma das técnicas descritas, aplicada numa pessoa com maus hábitos de cuidados com a pele terá resultados piores. O mesmo acontece com pacientes que fumam ou que se expõem excessivamente ao sol sem a proteção adequada.

A nossa equipa médica avaliará cada pessoa de forma personalizada para que a técnica escolhida seja a mais adequada.