Manchas escuras ou claras na pele podem aparecer em qualquer idade, pode ocorrer devido a várias causas. Se uma nova lesão surgir na sua pele, deve consultar um dermatologista para evitar erros de diagnóstico.
As manchas mais frequentes são os lentigos solares, causados pela exposição ao sol e geralmente aparecem em idades mais avançadas, embora em situações de exposição excessiva ao sol ou utilização de solários, eles possam aparecer em pacientes jovens.
O seu índice de malignidade é baixo, mas não é zero, pelo que devem ser diagnosticados usando a Dermatoscopia digital para fazer um diagnóstico diferencial correto.
Existe tratamento para a eliminação das manchas?
Uma vez estabelecida a sua natureza benigna, o tratamento mais eficaz são os lasers Q Switched, a luz pulsada ou o kleresca. Em casos específicos, pode ser usada crioterapia.
Quando aparecem manchas brancas, é necessário avaliar a possível existência de vitiligo; portanto, a consulta de dermatologia é essencial, pois nem todas as manchas brancas são vitiligos.
No caso de aparecer uma nova lesão ou havendo alteração de uma que pré-existente consulte o seu dermatologista para garantir a sua benignidade e escolher um tratamento mais apropriado para o seu caso. Lembre-se de que um tratamento personalizado é a chave para um bom resultado.