A psoríase é muito frequente na nossa sociedade afetando cerca de1-3% da população. Sendo uma doença crónica tem cura?

o que é a psoríase?

A psoríase é uma doença inflamatória crónica do foro imunológico, que não é contagiosa e pode surgir em qualquer idade. 

Esta patologia não afeta apenas a pele, podendo afetar outros órgãos, o que reforça a importância do seu tratamento dever ser controlado e ajustado por um dermatologista.

A psoríase pode-se tornar um obstáculo, seja no aspecto físico, emocional, social ou pessoal, sendo fonte de sentimentos negativos como medo e frustração.

Zonas mais frequentes

As zonas mais afetadas são :

  • couro cabeludo,
  • a região palmo-plantar,
  • unhas ou pregas, entre outros

 O diagnóstico adequado por um dermatologista e a adaptação do tratamento ao tipo de psoríase presente é fundamental.

A apresentação mais frequente é em placas, embora não seja a única. Se tem psoríase, lembre-se de que existem muitos tipos de psoríase e cada um deles requer uma avaliação e tratamento diferentes.

Cuidados a ter: 

Existem alguns cuidados que as pessoas com psoríase devem ter, tais como:

  • ter uma alimentação equilibrada;
  • beber muita água;
  • praticar exercício regularmente;
  • não fumar;
  • hidratar diariamente a pele;
  • controlar stress e ansiedade.

Estes dois últimos fatores são muito importantes, pois mexem com todo o corpo e, sendo uma doença do foro imunológico, acabarão por trazer consequências.

A psoríase tem cura?

Por ser uma doença autoimune e crónica não existe ainda cura. Todavia, com a evolução da medicina têm se visto grandes avanços. Atualmente as opções terapêuticas não curam, mas ajudam a controlar a doença, com consequente melhoria na sua qualidade de vida. Por norma, os fracos resultados estão associados por um lado, a altos níveis de frustração que fazem com que as pessoas desistam dos tratamentos. Por outro lado, a esquecimento por parte do doente devido a ter pouca sintomatologia.

 O objetivo do tratamento da psoríase é induzir remissão ou obter controlo da doença. A escolha da terapêutica deve ser individualizada, após adequada avaliação clínica, e depende da experiência do médico e colaboração activa do doente. Importa acentuar que o aspecto clínico e cronicidade da psoríase interferem com a qualidade de vida do indivíduo, e que qualquer esquema de tratamento deve ter em conta este facto.

 Na Personal Derma dispomos de um tratamento denominado por Exciplex, que, através da emissão de um tipo de luz específica chamada MEL (Monochromatic Excimer Light – Luz Excimer Monocromática), torna possível controlar os efeitos da doença. A MEL foi já comprovada em mais de 200 estudos clínicos como um tratamento eficaz para a psoríase, vitiligo e outras doenças autoimunes.

Em suma, o acompanhamento médico é fundamental em todas as ocasiões e esta não é exceção.