Manchas escuras ou claras na pele podem aparecer em qualquer idade, pode ocorrer devido a várias causas. Se uma nova lesão surgir na sua pele, você deve consultar um dermatologista para evitar erros de diagnóstico.

As manchas mais frequentes são os lentigos solares, causados ​​pela exposição ao sol e geralmente aparecem em idades mais avançadas, embora em situações de exposição excessiva ao sol ou utilização de solários, eles possam aparecer em pacientes jovens. O seu índice de malignidade é baixo, mas não é zero, pelo que devem ser diagnosticados usando a dermatoscopia digital para fazer um diagnóstico diferencial correto. Uma vez estabelecida a sua natureza benigna, o tratamento mais eficaz são os lasers Q Switched, a luz pulsada ou o kleresca. Em casos específicos, pode ser usada crioterapia.

Quando aparecem manchas brancas, é necessário avaliar a possível existência de vitiligo; portanto, a consulta de dermatologia é essencial, pois nem todas as manchas brancas são vitiligos.

No caso de aparecer uma nova lesão ou havendo alteração de uma que pré-existente consulte o seu dermatologista para garantir a sua benignidade e escolher um tratamento mais apropriado para o seu caso. Lembre-se de que um tratamento personalizado é a chave para um bom resultado.