Dizem que o pescoço e as mãos são os reveladores da idade das pessoas, e isso é habitualmente verdade. Áreas mais finas com menos glândulas sebáceas e ligamentos de suporte são áreas muito propensas à flacidez, diminuição da espessura e atrofia desde idades muito precoces.

O cuidado diário com dermocosméticos médicos adequados pode atrasar a necessidade de tratamentos mais avançados. No entanto em pacientes que manifestam a vontade de melhorar esta região, existem muitas abordagens que podemos oferecer.

No tratamento do pescoço, à semelhança de outras áreas anatómicas, a combinação de técnicas permite obter resultados mais satisfatórios. A utilização de laser, ácido hialurónico, mesoterapia e fios tensores são alguns exemplos de técnicas que atuam de forma sinérgica com o intuito de melhorar a flacidez do pescoço. Estes tratamentos produzem uma melhoria significativa do colagénio e aumentam a elasticidade e redensificação do pescoço.

Quando existe acumulação de gordura ao nível da área submentoniana (habitualmente conhecida por “papada”) e que produz o efeito de “queixo duplo” com a perda do contorno facial, é essencial a utilização de tratamentos específicos que visem a eliminação da gordura em excesso. No passado, a única forma eficaz de remover a gordura acumulada nesta região era através da realização de uma lipoaspiração cirúrgica.

Em 2017 com o início da comercialização do ácido desoxicólico (BELKYRA®) em Portugal, passou a existir uma técnica minimamente invasiva que permite a destruição local dos adipócitos (células de gordura) e a dissolução da gordura existente no seu interior.

Este tratamento, denominado por Mesoterapia,  consiste na infiltração do ácido desoxicólico por meio de pequenas injeções na gordura existente na região da “papada” (é aplicada anestesia prévia para evitar desconforto). O objetivo é a destruição da gordura, que será eliminada naturalmente pelo organismo em poucas semanas. Como consequência do procedimento ocorre uma reação inflamatória importante nas primeiras 48 horas, a qual melhora progressivamente até desaparecer ao fim de 1 semana.  Podem ser efetuadas várias sessões até o resultado desejado ser alcançado.

Para além da Mesoterapia facial, podem ser feitos outros tratamentos como: