fbpx

Dermatologia Estética

Em todo o mundo, é uma das áreas da dermatologia em maior expansão. Ano após ano, surgem no mercado novidades tecnológicas que prometem rejuvenescer a epiderme e atrasar os sinais de envelhecimento.
Rugas

O processo natural de envelhecimento, a exposição à luz solar e a mímica facial determinam o tipo de rugas e linhas de expressão que cada pessoa apresenta. Naturalmente nem todas as linhas de expressão são consideradas “negativas” num rosto, e por vezes linhas horizontais indicam apenas expressividade e alegria. Ocasionalmente, como resultado da contração exagerada e permanente dos músculos centrais da face pode ocorrer o desenvolvimento de rugas que alteram o olhar e conferem um aspeto cansado ou mais envelhecido. Estes pacientes são ideais para o tratamento com toxina botulínica (Botox®), mesmo quando jovens, e o único objetivo é melhorar sua expressividade e relaxar as rugas que podem torná-los menos atraentes

Na Personal Derma, a toxina botulínica não é utilizada com o objetivo de obter rostos planos e sem expressão ou elevar as sobrancelhas “ao infinito” num sentido meramente estético. A toxina botulínica é um tratamento seguro e eficaz, que permite ao paciente retomar as suas atividades diárias imediatamente e cujos resultados aparecem gradualmente ao fim de uma semana.

Por vezes, as rugas são muito acentuadas quase parecendo-se com sulcos faciais; neste caso, o tratamento poderá passar pela utilização ácido hialurónico, tendo como objetivo o preenchimento das rugas.

Em pacientes mais velhos e que nunca efetuaram qualquer tratamento cutâneo, ou naqueles com um índice de exposição solar elevado verifica-se uma deterioração mais acentuada e perda de elasticidade do colagénio. Nesses casos, pode ser necessário a utilização dos vários tratamentos complementares nomeadamente: Laser, pellings químicos, mesoterapia, toxina botulínica e ácido hialurónico.

Qualquer uma das técnicas descritas, aplicada numa pessoa com maus hábitos de cuidados com a pele terá resultados piores. O mesmo acontece com pacientes que fumam ou que se expõem excessivamente ao sol sem a proteção adequada.

A nossa equipa médica avaliará cada pessoa de forma personalizada para que a técnica escolhida seja adequada e, assim, garanta resultados de acordo com o espírito do Grupo Personal Derma.

Flacidez Facial

Infelizmente, com a idade quase tudo cai. No rosto, assiste-se a um deslocamento dos tecidos no sentido inferior, devido a mudanças que ocorrem nos músculos, gordura e ossos da face. Estas alterações tornam-se mais evidentes no terço inferior da face e linha mandibular, a qual perde a sua definição.

Até há poucos anos atrás, se um paciente pretendesse melhorar o terço inferior da face tinha de submeter-se a uma intervenção cirúrgica agressiva. Atualmente existem métodos não invasivos que podem aumentar a firmeza do terço inferior da face naturalmente. Os fios tensores são, em parte, protagonistas desta revolução estética.

Recentemente várias empresas comercializam uma nova geração de fios tensores que exercem uma ação mecânica nos tecidos, permitindo o seu reposicionamento e um efeito lifting sem a necessidade de realizar uma intervenção cirúrgica. Existem vários tipos de fios tensores: simples, farpados, com cones, uni ou bidireccionais, etc.

Os fios tensores apresentam dois efeitos:

  1. Tensão mecânica, observada imediatamente após o procedimento.
  2. Ativação dos fibroblastos que conduz a uma secreção acrescida de colagénio em torno dos fios criando-se uma nova rede que contribuirá para manter os tecidos numa posição superior.

O material dos fios utilizados é frequentemente polidioxanona ou ácido poliláctico., sendo ambos seguros e capazes de produzir novo colagénio. Contrariamente ao que pensam as pacientes, a sua colocação não é nem invasiva, nem traumática. O trabalho é sempre intradérmico e não colide com as estruturas profundas, o que não é o caso de outros modelos de fios, nomeadamente todos os fios permanentes. A ação dos fios tensores é tanto mais visível e harmoniosa quando se procede concomitantemente à restauração de volumes com a utilização de ácido hialurónico, ao relaxamento da musculatura facial com toxina botulínica e à melhoria da textura da pele com tratamento Laser.

Importa, contudo ressalvar que estas técnicas descritas não permitem a obtenção de resultados semelhantes a um lifting cirúrgico, mas sim resultados mais subtis, pelo que é essencial que o paciente tenha expectativas realistas.

Manchas

Na pele, manchas claras ou escuras podem surgir em qualquer idade e como consequência de várias causas. Se aparecer um nova mancha na sua pele, deve consular um dermatologista para evitar erros de diagnóstico e tratamentos fracassados.

As manchas mais frequentes são os lêntigos causados ​​pela exposição ao sol. Geralmente aparecem em idades mais avançadas, embora possam surgir em pessoas mais jovens com uma exposição solar intensa ou que utilizam de solários. O seu índice de malignidade é baixo, mas não zero, e eles devem ser diagnosticados usando a Dermatoscopia Digital para fazer um diagnóstico diferencial correto. Uma vez estabelecida a sua natureza benigna, o tratamento mais eficaz são tratamento mais eficaz são os lasers Q Switched ou a luz pulsada. Em casos específicos, podem ser usados a crioterapia ou pellings químicos.

Quando aparecem manchas brancas, é necessário avaliar a possível existência de vitiligo; portanto, a consulta dermatológica é essencial, uma vez que nem todas as manchas brancas configuram um diagnóstico de vitiligo.

No caso de aparecer uma nova lesão ou havendo alteração de uma que já existia consulte seu dermatologista para garantir a sua benignidade e escolher o tratamento mais apropriado para o seu caso. Lembre-se de que um tratamento personalizado é a chave para um bom resultado.

Marcas | Cicatrizes de Acne

A Acne Vulgar é um distúrbio cutâneo muito comum na adolescência, mas que, em alguns casos, se pode prolongar até a idade adulta. O aparecimento da acne depende da predisposição genética de cada pessoa, do aumento da produção de sebo e da presença de bactérias que vivem normalmente sobre a pele.

Existe o mito de que não vale a pena tratar a acne e de que ela deve seguir o seu curso! Esse mito não corresponde à realidade porque, sem tratamento, muitos casos de acne irão apresentar uma evolução desfavorável com risco de lesões permanentes. Por outro lado, o tratamento é com frequência muito eficaz e permite uma melhoria da autoestima.

Se não tratada, a acne pode dar origem a cicatrizes inestéticas ou mesmo desfigurantes, cujo tratamento é difícil. Essa evolução será tanto mais rara quanto mais precoce for o início do tratamento. Assim, sempre que encontrar alguém com acne, incentive-o a ser tratado o mais rápido possível para evitar cicatrizes.

Se a acne foi tratada tardiamente, não foi tratada adequadamente ou sofreu uma acne muito agressiva, podem existir marcas e cicatrizes. Não se preocupe, atualmente existem tratamentos e técnicas eficazes para melhorá-los, embora o seu desaparecimento completo seja difícil.

Geralmente são utilizadas técnicas combinadas, pois é habitual que o paciente apresente diferentes tipos e profundidades de cicatrizes simultaneamente. Antes de escolher um tratamento, é necessário avaliar o paciente, pois nem todas as cicatrizes são tratadas com os mesmos métodos. Algumas técnicas utilizadas na correção das marcas/cicatrizes de acne são:

  • Laser CO2, Erbium 1540nm ou Erbium 2940nm
  • Peeling químico
  • Microneedling
  • Ácido hialurónico
  • Mesoterapia
  • Dermocosmética médica
Telangiectasias | Aranhas Vasculares

A apresentação de pequenas dilatações vasculares nas bochechas e nariz é um problema muito frequente e, com algumas exceções, apresenta uma solução muito satisfatória com tratamento laser pulsado de contraste (PDL) ou luz pulsada.

Na Clínica PersonalDerma, temos tratamentos específicos e eficazes para tratar estas alterações vasculares, bem como tratamentos médicos para impedir que elas voltem.

Tatuagens

As tatuagens tornaram-se uma forma de expressão, falam por nós e sobre nós, dão informações sobre os nossos gostos, preferências e experiências. Por vezes, com o tempo, as pessoas deixam de se sentir identificadas com determinada tatuagem. Outras vezes, elas simplesmente não foram executadas de forma profissional e os resultados não são bons e não correspondem ao esperado.

Se pretende remover uma tatuagem, deve ter em mente que não é um processo fácil. Se para realizar uma tatuagem procuramos um profissional para a remover esta escolha deve ser ainda mais criteriosa.

É sempre recomendado consultar um dermatologista antes de tentar apagar uma tatuagem com laser. Lasers de baixa qualidade podem danificar a pele, criar fibrose e cicatrizes que mais tarde se tornarão um problema e dificultarão ainda mais a remoção dessa tinta.

O número de sessões e a dificuldade em remover uma tatuagem dependerão do tamanho, tipo de tatuagem, da pessoa que a realizou (profissional ou não), das cores das tintas, da localização e da utilização prévia de tratamentos com lasers de baixa qualidade; além de outros fatores.

Na PersonalDerma, utilizamos o Laser Q-switched, o qual garante resultados ótimos e um risco de cicatrizes mínimo.

Flacidez Pescoço | "Papada"

Dizem que o pescoço e as mãos são os reveladores da idade das pessoas, e isso é habitualmente verdade. Áreas mais finas com menos glândulas sebáceas e ligamentos de suporte são áreas muito propensas à flacidez, diminuição da espessura e atrofia desde idades muito precoces.

O cuidado diário com dermocosméticos médicos adequados pode atrasar a necessidade de tratamentos mais avançados. No entanto em pacientes que manifestam vontade de melhorar esta região, existem muitas abordagens que podemos oferecer.

No tratamento do pescoço, à semelhança de outras áreas anatómicas, a combinação de técnicas permite obter resultados mais satisfatórios. A utilização de laser, ácido hialurónico, mesoterapia e fios tensores são alguns exemplos de técnicas que atuam de forma sinérgica com o intuito de melhorar a flacidez do pescoço. Estes tratamentos produzem uma melhoria significativa do colagénio e aumentam a elasticidade e redensificação do pescoço.

Quando existe acumulação de gordura ao nível da área submentoniana (habitualmente conhecida por “papada”) e que produz o efeito de “queixo duplo”com perda do contorno facial, é essencial a utilização de tratamentos específicos que visem a eliminação da gordura em excesso. No passado, a única forma eficaz de remover a gordura acumulada nesta região era através da realização de uma lipoaspiração cirúrgica. Em 2017 com o início da comercialização do ácido desoxicólico (BELKYRA® ) em Portugal, passou a existir uma técnica minimamente invasiva que permite a destruição local dos adipócitos (células de gordura) e a dissolução da gordura existente no seu interior. O tratamento consiste na infiltração do ácido desoxicólico por meio de pequenas injeções na gordura existente na região da “papada” (é aplicada anestesia prévia para evitar desconforto), ocorre a destruição da gordura, que será eliminada naturalmente pelo organismo em poucas semanas. Como consequência do procedimento ocorre uma reação inflamatória importante nas primeiras 48 horas, a qual melhora progressivamente até desaparecer ao fim de cerca de 1 semana. Podem ser efetuadas várias sessões até o resultado desejado ser alcançado.

Remodelação Labial

É inquestionável que os lábios são um dos pontos mais importantes de nosso rosto, não apenas do ponto de vista estético, mas também sensitivo e funcional.

A aparência dos lábios deve ser, acima de tudo, consistente com os restante traços da face, e por isso, lábios finos podem ser perfeitos num rosto, se os seus traços forem harmoniosos com esse lábio. Do ponto de vista anatómico, não existe o conceito de lábio perfeito, por vezes um lábio tecnicamente perfeito não adequado para uma pessoa ou não permitirá expressar a sua imagem como deseja.

Antes de considerar a correção de um lábio, deve procurar ser avaliado por um médico para poder discutir qual o seu objetivo (melhorar o perfil labial, melhorar as rugas, aumentar a sensualidade ou simplesmente rehidratar e rejuvenescer).

O procedimento mais utilizado no tratamento labial é a aplicação de ácido hialurónico. O ácido hialurónico é uma substância que existe naturalmente no nosso organismo e que é reabsorvida ao longo do tempo. Habitualmente, integra-se muito naturalmente nos tecidos, com resultados e conforto do paciente muito elevados. Na PesonalDerma o seu médico será responsável por avaliar qual o tipo de ácido hialurónico mais adequado para o seu caso.

Imediatamente após o procedimento irá notar um edema da  região tratada que irá desaparecer gradualmente ao fim de 1 a 4 dias.  Desta forma, é possível retomar a sua atividade habitual logo após o tratamento.