Com o passar dos anos, a anatomia por conseguinte, a aparência das pálpebras tendem a mudar. Nas pálpebras superiores assiste-se frequentemente a uma acumulação excessiva de pele por perda de tónus dos tecidos subjacentes. Outros fatores, como a suscetibilidade genética e a exposição solar, podem também contribuir para uma aparência mais velha e cansada do olhar.
A blefaroplastia corrige o excesso de pele, de gordura e flacidez muscular do território palpebral, melhorando não apenas o aspecto estético mas também o funcional. A cirurgia pode ser dirigida à pálpebra superior (blefaroplastia superior), à pálpebra inferior (blefaroplastia inferior) ou a ambas.
Na blefaroplastia superior, remove-se, do centro de cada pálpebra superior, uma dobra horizontal de pele, de modo que a cicatriz corra ao longo de uma prega natural.
Na blefaroplastia inferior, a incisão é feita abaixo das pestanas, de modo que a cicatriz fique na zona de sombra das mesmas e se prolongue obliquamente, de modo a parecer uma ruga de expressão.
- Tempo recuperação: 10 dias
- Tempo cirurgia: 1 a 2 horas
- Anestesia local ou geral